NOVIDADES
“Fadolinka 2.0” novo Cd - Maja Milinković
PT
O novo álbum da cantora e compositora de Fado e Sevdah, natural de Sarajevo, Maja Milinković está disponível em todas as plataformas de streaming desde o passado dia 5 de maio. “Fadolinka 2.0” apresenta uma dúzia de canções que evocam na perfeição a sua estética musical, com letras que provocam emoções fortes, envolvidas por melodias ricas e vocais impressionantes. Este novo trabalho, cujo CD físico estará disponível a partir da próxima semana, dá continuidade ao “Fadolinka“ lançado em 2019 e que, tal como se adivinha pelo nome, combina as duas paixões musicais de Maja: Fado e Sevdah (ou Sevdalinka).
“Para mim, cada álbum é como uma nova era, o nascimento de emoções que fervilhavam nas minhas veias, um novo sopro de compreensão do mundo e das pessoas que me rodeiam. Quando a mistura final do estúdio me foi entregue, ouvi-a sozinha na minha sala, com auscultadores, e fui surpreendida pela minhas próprias lágrimas... de alegria, de cansaço, mas também de muito orgulho. Fiquei realmente surpreendida com a minha emoção, porque não se trata do meu primeiro trabalho, é o 7.º álbum da minha carreira. Também não é o meu primeiro trabalho com 100% de originais. Depois de ter lançado “Kaftan d’Alma” em 2021, não pretendia lançar um novo álbum tão cedo! Mas ele veio como um “filho não planeado”, que trouxe tanta emoção e alegria. Tudo começou com o lançamento do single ‘Sarajevo u duši mi spavaš’ há um ano e não parou desde então. E estou feliz por não ter “conseguido” parar. Aquele momento em que ouvi o trabalho final foi a resposta a tantas questões pessoais, e as lágrimas inesperadas foram a confirmação de que valeu a pena. E valerá ainda mais a pena por cada batida mais forte no coração das pessoas que ouvirem as novas canções, que se sintam a alimentar a alma. No fim das contas, este meu trabalho é para quem o vai ouvir. O que é a música sem ninguém para a ouvir? Uma nota muda no papel. Vai vale a pena se trouxer alegria também.” – disse Maja.
O lançamento do álbum foi precedido pelos singles “Žena što trči s vukovima” (A mulher que corre com os lobos), o tema que homenageia a cidade natal “Sarajevo u duši mi spavaš” (Sarajevo, dormes na minha alma) e o remix que veste de modernidade o fado de sucesso composto por Maja “Não há fado sem saudade”. Em “Fadolinka 2.0” encontramos também “Kad dunja zamiriše” (Quando o marmelo perfumar), a canção com que Maja apresentará no Festival de Split, dia 2 de julho. “Fadolinka 2.0” tem o selo da Croatia Records, a maior editora dos balcãs, responsável também pela edição do álbum anterior “Kaftan d'Alma“, e o design gráfico é da autoria da premiada dupla de Split Kazinoti & Komenda.